Porto Velho
RAIVA ANIMAL: Prefeitura de Porto Velho prevê retomada de vacinação de cães e gatos
Compartilhe:
Em Porto Velho, as ações devem iniciar em novembro conforme, a situação da pandemia do novo coronavírus_
As atividades de vacinação animal devem ser reiniciadas em breve, começando pelos distritos de Extrema e Nova Califórnia. Este é um trabalho da Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A imunização de cães e gatos com a antirrábica é a única preconizada e normatizada no Brasil por intermédio do Ministério da Saúde (MS) que objetiva a prevenção e controle de zoonoses no país.
A idade para aplicação da vacina em cães e gatos para o controle da raiva no município de Porto Velho é a partir dos 3 meses de vida. As aplicações acontecem durante as campanhas de rotina que são realizadas anualmente e ocorrem normalmente todos os dias, das 8h às 18h, na Unidade de Vigilância em Zoonoses, à avenida Mamoré, 1120 – Cascalheira, Zona Leste da cidade.
A DCZ não faz resgate, remove ou abriga animais, apenas captura aqueles que oferecem risco de doenças com alta capacidade de transmissão entre animais e seres humanos relevantes para a saúde pública. A vacina de raiva para cães e gatos é efetuada em massa ou mediante bloqueio de foco epidemiológico, uma estratégia do Programa Nacional de Vigilância e Controle de Raiva no Brasil.
“Basicamente só investigamos ou removemos animais suspeitos de zoonoses (raiva, leishmaniose) para fins e diagnóstico laboratorial. Além da vacinação antirrábica. Não há abrigo, adoção, clínica ou cirurgias por não ser o foco desta divisão. São animais que podem colocar em risco a saúde humana. Nada relacionado a outra demanda pode ser feito por questões legais”, esclarece Thiago Martinho, gerente de controle de zoonoses em animais domésticos e sinantrópicos – DCZADS.
Em Porto Velho, as ações estão previstas para terem início em novembro conforme a real situação do novo coronavírus(Covid-19) no município. A vacinação animal é controlada, aplicada e examinada pelo setor de saúde que tem como objetivo proteger e promover a saúde da população.
As unidades itinerantes de vigilância e controle de zoonoses inauguradas pelo prefeito Hildon Chaves em 2019 para ampliar a cobertura no atendimento a vacinação antirrábica na capital, também estarão à disposição da população.
Comdecom